Notícias

Published on Maio 16th, 2013 | by Cláudio Delicado

Facom. Entre em ação com o novo posto de trabalho

A substituição de molas e, em muitos casos de amortecedores, exige a compressão das mesmas durante o processo. Dado que estas se têm tornado cada vez mais rijas, especialmente no caso de carrinhas e veículos 4×4, algumas oficinas não possuem os níveis de pressão de ar necessários para a sua compressão eficaz. Tendo em atenção que a segurança e eficiência são prioridades numa oficina, a Facom desenvolveu o DLS.500HPPB, um posto de compressão de molas que se adapta a circuitos de ar de baixa pressão.

O posto de trabalho pneumático de alta potência fornece mais de 1,226 quilogramas de pressão, tornando a compressão de molas extremamente fácil. Foi igualmente concebido para ser altamente eficiente com 1,200 quilogramas de pressão bastando para isso uma pressão de ar de apenas 6 bares. Esta disponível um curso total de compressão de 440 mm e é fornecido com dois jogos de pratos com diâmetros de 78 a 182 mm que cobrem 95% do parque automóvel Europeu. Pratos adicionais, para cobrir uma série de marcas e modelos não abrangidos neste posto de trabalho, encontram-se disponíveis a partir da Facom.

Foram incorporados nesta unidade, três dispositivos de segurança: obrigação de fecho da proteção de segurança durante a compressão, um sistema de válvula de segurança pneumática que impede a abertura dos pratos em caso de corte de ar acidental e uma velocidade de compressão regulada de 10 mm por segundo. Foram igualmente realizados testes integrais de segurança sobre o cilindro, que resiste a temperaturas compreendidas entre os -40 aos +100 graus Celsius. O compressor executou cerca de 10,500 ciclos a 10 bares (máxima pressão) sem qualquer problema. Quer o cilindro quer a estrutura foram altamente reforçados a fim de enfrentar as altas pressões geradas.

Com um peso de apenas 46kg, e umas dimensões de 590 mm x 590 mm x 1430 mm, o posto de trabalho foi também concebido tendo em mente o uso eficiente de espaço na oficina. Em conformidade com a diretiva europeia, foi testada por um laboratório independente, sendo o único compressor de molas do mercado que satisfaz em todos os pontos as exigências da Directiva Europeia de Máquinas, garante a Facom.

Sylvestre Moreau, Marketing Manager da Facom, diz, “Procuramos constantemente formas de melhorar a segurança e eficiência dos nossos produtos. Através do nosso novo posto de compressão, as oficinas podem atualmente proceder à substituição de molas e amortecedores de forma segura e em tempo mínimo.”

 

Tags: , , ,


About the Author



Back to Top ↑