Expomecânica. Grande adesão do aftermarket português


Data: 3 Outubro, 2014

A estreia do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto no panorama de eventos de negócios português acontece esta sexta-feira, na EXPONOR, com cerca de 10% de expositores estrangeiros e quase o dobro dos participantes que a organização tinha inicialmente previsto. O certame será palco de apresentação e lançamento de várias novidades para o setor.

Além da conjuntura económica que vai compassando a atividade dos segmentos de pós-venda e reposição da fileira automóvel nacional, «há um conjunto importante de empresas que estão a contornar a crise e, em muitos casos, a expandir-se, com abertura de filiais e novas unidades, o que revela a intenção e a busca de um melhor posicionamento e uma proximidade ajustada às novas tendências dos centros de consumo. Nota-se, ainda, nesse tecido um esforço de modernização, tecnológica e não só». As frases transportam uma análise e providenciam um mote que enfiam como uma luva ao expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto.

O certame estreia-se esta sexta-feira (a partir das 15 horas), no Pavilhão 6 da EXPONOR – Feira Internacional, e as palavras do organizador, pela voz do diretor da KiKai Eventos, José Manuel Costa, deixam transparecer «não um otimismo, antes um realismo fundamentado» de quem anda «diariamente no terreno». A satisfação é explicável pelo facto do expoMECÂNICA ter «superado largamente» a fasquia da participação inicialmente idealizada.

A feira parte não com as 60 empresas e entidades expositoras previstas mas com 104 – 10 por cento das quais estrangeiras (10 firmas espanholas e uma italiana). A internacionalização do Salão não era uma meta imediata, mas eis que o primeiro passo está dado. E logo na edição inaugural.

Muitas novidades tecnológicas, cinco mil visitantes

A acolher os cerca de cinco mil visitantes profissionais que a Organização estima receber estarão cerca de 800 representantes da massa expositiva, muitas novidades tecnológicas para o mercado do aftermarket automóvel e um variado leque de iniciativas paralelas. As atividades abrangem igualmente os vetores do expoMECÂNICA: peças e sistemas; reparação e manutenção; tecnologias de informação e gestão; estações de serviço e lavagem de carros; e acessórios e personalização.

A «envolvência económica desfavorável parece ter aguçado o engenho» e, no correspondente «ajustamento de mercado», nota Sónia Rodrigues, da KiKai Eventos, fez muitas empresas surgirem com produtos e serviços mais “low cost”, a apontar para a otimização produtiva ou para a poupança de materiais e equipamentos. E são notórios os esforços de uma aposta em tecnologias menos poluentes.

Entre empresas que entreabriram a cortina das novidades está a Bosch Portugal, um dos maiores exportadores nacionais. Surgirá no certame com uma ênfase especial no novo serviço de reparação de peças electrónicas. Segundo Pedro Calçada, responsável pela unidade, a Bosch Electronic Service vem providenciar às oficinas uma «alternativa rentável que reduz os tempos de espera para o consumidor»: a reposição de componentes reconstruídos em 48 horas, podendo ficar até três vezes mais baratos, com a mesma garantia de qualidade dos novos.

A relação qualidade/preço é um binómio que muitas firmas farão por destacar na feira. A Mourauto, por exemplo, lançará uma marca que, no domínio da injeção diesel, mostrará como se consegue (re)construir novo, barato e com garantia, a partir de material usado. Tal como a Ecoparts, no seguimento de «uma postura mais ecológica e sustentável no negócio aftermarket», mostrará a inovação associada ao recondicionamento dos novos filtros de partículas.

A MasterGás, por seu turno, surgirá com o novíssimo equipamento de GPL para viaturas pesadas. Ainda numa fase embrionária de comercialização no nosso País, a empresa, através do seu administrador, Pedro Paiva, só vê vantagens no uso progressivamente generalizado (como acontece em vários países europeus) do sistema dual-fuel. «É um grande avanço em relação aos que já existem», assevera, focalizando a «mais-valia importante» para todas as empresas do ramo dos transportes: os novos equipamentos chegam a reduzir em 20% o consumo de gasóleo. Nos tempos que correm…

Da alta competição aos orçamentos em 4 cliques…

A Rectificadora de Guimarães, que também participa, colocará debaixo dos holofotes um carro de corrida totalmente reconstruído, sinalizando assim uma clara aposta no mercado da alta competição. E, noutro segmento, a TIPS 4Y, apresentará uma solução «inovadora» que permite aos reparadores fazerem um orçamento em quatro cliques e… 4 segundos.

Mas há muitos mais exemplos: a Domingos & Morgado promoverá o último “grito” da John Bean no alinhamento de direções, ao passo que a Rodribench enfatizará o Miracle System, que garante maior capacidade produtiva e rentabilidade na reparação oficinal.

Por entre multinacionais, como a Eurotax e a Wurth Portugal – que direcionarão os olhares dos visitantes para as vantagens do mais recente software de reparação automóvel Repair Estimate G2G e para o sistema de diagnóstico WOW, respetivamente – empresas lusas de créditos firmados na praça dão mostras do carácter «único» de alguns serviços. Veja-se a Escape Forte, que providenciará garantia vitalícia no patamar da reparação dos filtros de partículas, e a Interescape, que exemplificará o caráter sui generis – ao nível peninsular – do seu serviço de limpeza de filtros, igualmente.

Contornando a crise, a Sousa dos Radiadores priorizará a gama low cost de produtos de refrigeração e climatização, enquanto a Gonçalteam evidenciará o novo sistema de equilíbrio Duomatic e a PC&C avançará com um sistema de aquecimento que poupa na pintura e elimina o efeito “casca de laranja”. Já a Sparkes&Sparkes, referência na reconstrução de caixas de velocidades, exibirá os novos kits. Tal como a Vieira & Freitas, com a marca Meat & Dória, no domínio da reparação de turbos. A AltaRoda aposta no Mini Lift e a Leatronic no sistema de localização 998T (GT Alarm).

Atividades paralelas com grande envolvimento

O tecido empresarial aproveita, assim, o importante palco do expoMECÂNICA, para dinamizar os seus negócios. Mas os três dias de EXPONOR serão intensos também ao nível das iniciativas paralelas, que foram planeadas para providenciar abordagens diferentes e enriquecedoras aos visitantes profissionais.

A “Oficina em Movimento” é uma dessas ações. Com a coordenação do Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA) e o apoio editorial da revista “Turbo Oficina”, a feira terá em permanência uma unidade de assistência para serviços automóveis rápidos. No exercício de simulação colaboram cerca de uma dezena de formandos do CEPRA e 25 empresas (A Rectificadora de Guimarães, Alidata, Altaroda, ASG – Sage, Bombóleo, Cetrus, Cometil, Domingos & Morgado, ENI-Sintética, Euro-Tyre, ExpressGlass, Feiramaq, Gonçalteam, Inforap, Infortrónica, Labelpor, Leatronic, Lusilectra, Polibaterias, RPL, Rubber Vulk, Sparkes & Sparkes, Tecniverca, Tips4y e Würth), com os seus produtos.

A “Turbo Oficina” está, aliás, na génese de outra iniciativa. Trata-se da conferência “Como reduzir custos e atrair clientes na oficina”, que decorrerá este sábado, das 9 às 12 horas.

O programa geral do expoMECÂNICA contempla também uma dúzia de palestras, entre elas uma da Associação Nacional do Ramo Automóvel, que abordará a atualidade do pós-venda, também no dia 4, mas partir das 14,30 horas.

A feira conta também com o Espaço de Demonstração, que acolhe 12 apresentações e demonstrações de equipamentos e serviços de nove expositores do Salão, ao passo que o curso de Engenharia Automóvel do Instituto Politécnico de Leiria terá na feira um simulador de capotamento, que poderá ser experimentado, e realizará simulações estáticas de atropelamento e a sua reconstituição científica em filme real, para além da visualização de “crash tests”.

A síntese do evento:

expoMECÂNICA – 1.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Organização: KiKai Eventos

Data: de 3 a 5 de Outubro de 2014

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6

Horário: das 15:00 às 22:00, no dia 3 (sexta-feira); das 10:00 às 22:00, no dia 4 (sábado); das 10:00 às 20:00, no dia 5 (domingo)

Em exposição: peças auto; ferramentas; pneus; equipamentos para teste; oficinas mecânicas e elétricas; estações de serviços e de lavagem de carros; combustíveis; lubrificantes e aditivos; tintas e vernizes; ceras e materiais de limpeza; funilaria e pintura; tecnologia, equipamentos, produtos e serviços para a indústria automóvel; concessionários; entidades sectoriais; e publicações especializadas

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), P55 – Arte e Leilões e JetStand – Montagem de Stands, Feiras e Exposições

Media partners: Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Turbo Oficina, Turbo Oficina Pesados, Vida Económica – Suplemento da Associação Nacional do Ramo Automóvel e Revista da ANECRA

 

Partilhar