Época de balanços


Data: 5 Dezembro, 2014

É nesta altura que, normalmente, chegam os balanços do ano e se lançam alguns desígnios para o ano seguinte. Ouvimos muitos players do mercado ao longo do ano e percorremos milhares de quilómetros para lhe trazer a melhor informação. Recolhemos muita informação e temos muitos temas para desenvolver nas próximas edições. Mas há um assunto recorrente: a economia paralela e a concorrência desleal. É um problema real, injusto e que afeta no dia-a-dia as oficinas, as casas de peças, os distribuidores ou a s marcas. Por mais tentador que possa ser este não deverá ser um argumento para baixar a qualidade e ir atrás dessa estratégia que destrói mercado e descredibiliza o setor. O mesmo acontece nas revistas e nos meios de comunicação social. Há quem trabalhe à margem das boas práticas, numa vertente estritamente comercial e pondo em causa as regras básicas do jornalismo. E a verdade é que há sempre quem apoie esse tipo de estratégia. Infelizmente, todos os setores do mercado sofrem com este tipo de ‘chico-espertice’.

Quanto a nós, na Turbo Oficina, mantemos a nossa convicção de que a qualidade do nosso trabalho e o forte investimento que fazemos na nossa publicação é o nosso maior património e seguimos esse caminho. Sem desvios. Felizmente, um grande número de empresas já percebeu isso.

Ouvimos também ao longo do ano muitas queixas sobre a forte pressão nos preços das peças, dos serviços, da logística, dos serviços, etc. Muitas queixas de quem sente na pele esse constrangimento. Com toda a razão porque são os serviços associados a uma atividade que acrescentam valor. E isso tem um custo elevado, mas também o proveito de servir bem quem compra esse bem. É também por isso que investimos cada vez mais na Turbo Oficina, para servir cada vez melhor este mercado, que é também o nosso.

Uma boa resolução para 2015 poderia passar por profissionalizar cada vez mais o setor. Está ao alcance de todos e de cada um dar o seu contributo. Em todas as áreas de negócio. Mas isso exige também um espírito critico, poder de análise e medir a verdadeira rentabilidade dos investimentos.

Em nome da equipa da Turbo Oficina desejo a todos os nossos leitores e parceiros um ótimo Natal, no convívio da família e um ano de 2015 cheio de bons negócios. Estamos prontos para um ano com muita e boa informação, mas também com importantes novidades que partilharemos consigo em breve. Gostamos de o ter desse lado.

Partilhar