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Published on Maio 22nd, 2017 | by Jose Manuel Costa

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eHorizon da Continental com funções alargadas

O sistema da Continental fornece informação meteorológica em tempo real e por isso oferece maior segurança devido aos alertas de mau tempo.

Segundo estudo realizado em Portugal pela Continental, 92% dos condutores inquiridos preocupa-se com a segurança rodoviária quando as condições meteorológicas são adversas à condução. O estudo foi elaborado no âmbito do projeto Visão Zero Acidentes da Continental, e tinha como principais objetivos compreender as atitudes dos condutores portugueses em relação à segurança rodoviária e o comportamento de condução dos portugueses.

O sistema eHorizon da Continental faz a utilização avançada de dados de navegação para controlar sistemas de veículos, de forma a permitir uma navegação inteligente e segura. O objetivo é informar antecipadamente os condutores sobre as condições de trânsito para aumentar a segurança, comodidade e eficácia.

Os veículos equipados com o novo eHorizon.Weather recebem informações meteorológicas exatas para otimizar previsões a curto prazo e integram dados meteorológicos em tempo real para uma localização específica, alertando antecipadamente os condutores sobre condições meteorológicas desfavoráveis.

A Continental está a trabalhar neste projeto em parceria com o Météo-France (instituto meteorológico francês) e está atualmente a testar o eHorizon.Weather em mais de 200 veículos em França, para adaptar e melhorar a tecnologia através do feedback dado pelos utilizadores.

“Em conjunto com o Météo-France, estamos a trabalhar numa variedade de serviços de mobilidade para mais segurança, eficiência e comodidade. Ao integrar informação dos nossos sensores de veículos com dados externos para dar aos veículos avisos meteorológicos em tempo real, a solução conjunta eHorizon.Weather está a dar uma grande ajuda,” explicou Jean-Yves Le-Gall, Diretor de Design & Inovação na Divisão de Interiores da Continental.

A tecnologia eHorizon.Weather utiliza a arquitetura de veículo conectado já existente, tal como sensores no limpa para-brisas, faróis de nevoeiro ou ABS e ESP para obter dados sobre a temperatura, pressão do ar e visibilidade ou informações sobre o estado das estradas.

Estes dados são então carregados na plataforma da Continental através de unidades telemáticas integradas e depois processados pelo Météo-France. Os avisos chegam aos condutores com a ajuda de um mapa rodoviário interativo que inclui informação relevante sobre segurança, bem como outras informações, tais como locais de interesse. Num interface homem-máquina, os condutores são informados sobre as condições da via não só de uma forma visual, mas também de uma forma acústica, através de um alerta de voz. Isto assegura que a informação chega antecipadamente aos condutores, para que possam adaptar o seu estilo de condução a condições meteorológicas como chuva forte, neve, tempestades ou estradas com gelo. Simultaneamente, podem reconhecer as instruções dadas pelo mapa rodoviário interativo ou dar “luz verde” depois de ter sido ultrapassado o troço a que dizia respeito o aviso meteorológico.

 

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