Notícias

Published on Janeiro 13th, 2017 | by José Macário

0

Delphi – Com a Mobileye na CES 2017

A Delphi e a Mobileye marcaram presença na CES 2017 com um conjunto de inovações no âmbito da condução autónoma. Mas não foi só isso que o fabricante levou a Las Vegas…

A Delphi e a Mobileye, no âmbito da CES 2017, levaram a cabo uma demonstração de tecnologia de condução autónoma numa rota combinada em cidade e autoestrada em Las Vegas. Esta demonstração serviu para mostrar as capacidades do sistema de condução automatizada de Localização Centralizada de Sensores e Planeamento (CSLP) da Delphi e da Mobileye, que estará pronto para produção em 2019. O CSLP é a primeira solução de condução automática totalmente integrada com um sistema de perceção e uma plataforma de computação.

“Três fatores separarão o líder do grupo na corrida para oferecer veículos sem condutor em 2019 – os melhores sensores de perceção da classe como câmaras, radar e LiDAR, experiência automóvel e velocidade de processamento do computador”, disse Glen De Vos, vice-presidente de serviços da Delphi. “Nós mostraremos a capacidade da solução CSLP na nossa condução intensiva na CES 2017 em Las Vegas”.

O sistema CLSP 2019 conta com várias tecnologias avançadas, incluindo a capacidade de localização e mapeamento, que garante que o veículo sabe a sua localização num espaço de 10 cm, mesmo sem conectividade através de GPS; a deteção de espaço livre, que ajuda o carro a navegar por faixas de rodagem complexas ou em áreas em que não pode ultrapassar as marcas da faixa; e ainda a deteção de peões em 360 graus.

Outra tecnologia presente é a deteção de veículos 3D, que pode detetar partes dos carros, identificando os veículos de forma total, ao mesmo tempo que deteta, pelo movimento da roda, se o carro está parado ou estacionado, o que é essencial para situações urbanas com cruzamentos anguladas. Além do planeamento de trajetos e movimentos, as equipas de ambas as empresas continuam a desenvolver a próxima geração da tecnologia de fusão de sensor, bem como a próxima geração de “política de condução” semelhante à humana. Este módulo combina modelagem do comportamento de condução da Otomatika com o reforço de aprendizagem da Mobileye, a fim de proporcionar capacidades de condução com outros condutores humanos e pedestres em cenas urbanas complexas.

A Delphi também apresentou várias outras tecnologias avançadas na CES 2017:

Soluções híbridas suaves de 48 volts; um melhorado ecrã Multi-layer; a primeira tecnologia V2V (veículo-veículo) que permite que os veículos conversem entre si; uma plataforma de computação que integra várias exibições e consolida domínios, incluindo infotainment, cluster e segurança funcional, para oferecer uma experiência premium ao utilizador com gráficos ricos e suaves; um controlador de domínio centralizado com arquitetura ADAS via satélite que permite sensores que são até 70 por cento mais pequenos para maior estilo e flexibilidade de embalagem; e qrquiteturas de veículos com banda larga para que os OEM possam substituir e atualizar os sistemas antes mesmo do consumidor efetuar atualizações over-the-air (OTA).

Tags: , ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑