Notícias

Published on Julho 4th, 2017 | by Carlos Moura

0

Continental – Sistema de som sem altifalantes

A Continental planeia desenvolver um sistema de som que dispensa o uso de altifalantes. O conceito permitirá reduzir o peso dos automóveis, útil principalmente em modelos que almejam a performance.

A Continental está a desenvolver um novo sistema de som, que dispensa a utilização de altifalantes. A ideia inspira-se nos violinos e assemelha-se ao que acontece em concertos de música clássica: a reverberação da sala é o meio de amplificação do som que provem diretamente dos instrumentos. Substituindo a sala de concertos pelo habitáculo do veículo, a ideia é a mesma. A Continental pretende produzir um mecanismo – um atuador de som composto por íman e bobines – que produz vibrações pelas várias superfícies do interior do carro, ao invés da vibração de uma membrana num ponto, como acontece dentro do altifalante.

O futuro do som pela Continental dispensa o uso de altifalantes, o que reduz o peso adicional dos mesmos na viatura. Além disso, as ondas sonoras ampliam-se, deixando de estar focadas em pontos individuais pelo automóvel, oferecendo uma experiência de som 3D. Segundo a estimativa, a redução do peso pode chegar aos 90% em relação ao sistema de som normal.

Os engenheiros da Continental indicam que este novo sistema ainda se encontra em fase de desenvolvimento, mas está cada vez mais refinado. Dimitrios Patsouras, diretor do Departamento de Serviços de Engenharia da Continental, exemplifica as descobertas da sua equipa através do pilar A, a zona “ajustada para frequências de som altas”, enquanto que os painéis das portas “têm as propriedades certas para gerar frequências médias”.

Texto: Miguel Policarpo

Tags: ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑