Continental – Foco nos “pelotões” de pesados


Data: 7 Setembro, 2016

A Continental está a desenvolver tecnologia para aplicação em “pelotões” de camiões autónomos. Com o início da produção previsto para 2020, esta tecnologia pretende tornar mais fácil e segura a comunicação entre os vários veículos.

 A Continental está a desenvolver sistemas e componentes para a produção em série de sistemas de platonamento de camiões. Com este sistema, os “pelotões” de camiões, que rolam autonomamente, conectados ao veículo da frente, conseguem diminuir os seus consumos em cerca de 15%, beneficiando em segurança do cone de aspiração do veículo dianteiro. Mesmo o camião que lidera consome menos cerca de 3% de combustível, fruto de uma menor turbulência, conforme afirma Michael Ruf, chefe da unidade de Aftermarket e Veículos Comerciais da empresa, explicando assim a principal vantagem desta nova tecnologia, apelidada de “reboque eletrónico”.

A tecnologia agora a ser desenvolvida pela Continental – e que começará a ser produzida em 2020 – usa um princípio simples. Trata-se de uma plataforma interoperável na Internet, acessível a camiões de várias marcas e a várias empresas, permitindo a formação de pelotões mistos nas autoestradas. Formado o pelotão, os dados sensoriais de travagem são enviados via Wi-Fi para os veículos seguintes.

Com este “reboque eletrónico”, a Continental pretende reduzir a distância que separa os veículos do pelotão, passando de 50 para 15 metros, a uma velocidade de 80 km/h. No futuro, segundo os engenheiros da empresa alemã, poderá ser possível reduzir esta distância em mais cinco metros.

Com o enquadramento legal a ser considerado a última barreira a ultrapassar para a introdução do platonamento em larga escala, a Continental irá apresentar alguma da sua tecnologia de platonamento na IAA Commercial Vehicles.

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