Conselhos Contitech para substituir correias dentadas

Texto: David Espanca
Data: 9 Maio, 2018

Por forma a garantir uma correta substituição da correia dentada, a Contitech , marca do Grupo Continental, apresenta um guia de instruções de montagem destinada a técnicos de instalação.

O fabricante recomenda a sua substituição a cada 120.000 km ou 10 anos, cuja montagem demora cerca de hora e meia. Simultaneamente, deve também ser mudada a correia estriada, a qual uma vez desmontada não deverá voltar a ser montada.

Para os trabalhos preparatórios é necessário identificar o veículo com base no código do motor e depois desligar os cabos da bateria. Não rodar a cambota nem a árvore de cames depois de a correia dentada ser retirada. Rodar o motor no sentido de rotação normal (para a direita), salvo indicação em contrário.

Rodar o motor apenas na roda da cambota (não através de outras rodas dentadas). Os trabalhos de verificação e de ajuste devem ser sempre realizados com o motor frio. Evitar o contacto das correias com substâncias nocivas como, por exemplo, óleo do motor e líquido de refrigeração. Observar todos os binários de aperto indicados pelo fabricante do veículo.

Partilhar