Bridgestone. EXAMINATION ajuda o processo de produção


Data: 22 Junho, 2016
A Bridgestone apresenta um sistema de montagem de pneus com tecnologia de ponta, o EXAMINATION. Está já em funcionamento na sua unidade de produção japonesa de Hikone.

A Bridgestone Corporation anuncia a integração de um novo sistema de montagem de pneus na fábrica de Hikone, no Japão. O EXAMINATION, assim se chama este sistema, foi concebido para melhorar a qualidade e potenciar a produtividade na produção de pneus, combinando informação e tecnologias de comunicação próprias da Bridgestone com inteligência artificial. A Bridgestone planeia implementar este sistema em todas as suas atuais fábricas, de forma a aumentar a competitividade e permitir ao Grupo fornecer produtos com uma qualidade ainda maior.

O EXAMINATION incorpora versões mais avançadas das tecnologias de informação e de comunicação utilizadas no sistema BIRD, e emprega ainda novas tecnologias registadas e baseadas em novos conceitos do Bridgestone Intelligent Office BIO e do Bridgestone Intelligent Device BID.

O sistema permite minimizar várias disparidades do processo de produção, que advêm das diferenças nas capacidades humanas, viabilizando níveis de precisão “nunca antes vistos”, como afirma a Bridgestone. Além disso, os dados recolhidos através deste sistema irão ser utilizados juntamente com os dados de máquinas de montagem de pneus já existentes, processos conduzidos antes e depois da montagem, produtos e várias outras áreas, de modo a elevar a qualidade dos procedimentos nas fábricas.

O EXAMINATION está equipado com inteligência artificial que utiliza sensores para a medição de dados, de pneus individuais, assentes em 480 itens de qualidade. O sistema utiliza essa informação para controlar os processos de produção em tempo real e garantir que os componentes estão a ser montadas em condições ideais. Ao mesmo tempo, promove níveis de precisão no fabrico de pneus incrivelmente elevados, levando a um aperfeiçoamento na uniformidade de mais de 15% em comparação com o processo de fabrico convencional.

Este processo convencional envolve colocar todas as componentes num só tambor, em camadas, o que significa que o passo seguinte do processo não poderia começar enquanto esta colocação não estivesse completa, resultando em períodos de produção mais longos. O sistema EXAMINATION recorre a uma abordagem de multi-tambores, na qual numerosos tambores são usados para, simultaneamente, avançar os diversos processos de fixação das partes, e assim duplicar a produtividade relativamente aos procedimentos convencionais.

O sistema possibilita também a realização de processos de produção e de avaliação da garantia de qualidade anteriormente dependentes do trabalho manual. Como resultado, este sistema elimina as diversas disparidades humanas e permite níveis mais elevados de qualidade e eficiência.

Partilhar