Notícias

Published on Julho 7th, 2017 | by Carlos Moura

0

Bosch – Velas de ignição de alto rendimento

A Bosch introduziu novas velas de ignição de alto rendimento que foram testadas exaustivamente no desporto automóvel.

A Bosch desenvolveu velas de ignição de alto rendimento que permitem cumprir a legislação vigente relativa às emissões. As velas da marca alemã dispõem de um elétrodo central com um pin de metal extremamente nobre (fine wire) e de um nono material no elétrodo central. Trata-se da liga de níquel Alloy 602, com uma maior proporção de crómio do que as ligas standard de níquel. A vantagem relativamente às ligas de níquel utilizadas até agora é a resistência da Alloy 602 contra a corrosão a altas temperaturas, o que contribui para aumentar a vida útil da vela.

As velas de ignição de alto rendimento foram testadas exaustivamente na competição automóvel, designadamente no Campeonato Alemão de Turismo (DTM), nas 24 Horas de Le Mans e na Fórmula 1. A sua utilização no desporto automóvel demonstra o desempenho e a fiabilidade das velas.

Os conhecimentos obtidos são direcionados pela Bosch para o desenvolvimento das velas de ignição de produção em série. Um bom exemplo é o uso de ligas de platina nos elétrodos das velas de ignição. Esta tecnologia foi usada pela primeira vez em 1970 em Le Mans, no Porsche 917, que venceu a corrida. Desde 1983, estes materiais também são disponibilizados para as velas de ignição Bosch produzidas em série e, atualmente, fazem parte da norma técnica geral. É desta forma que a tecnologia passa dos circuitos automóveis para as ruas e estradas. Inovações como o acoplamento em copo e o elétrodo de massa de forma orientada, especificamente concebidos para satisfazer as elevadas exigências do desporto automóvel, são também novas tecnologias que foram primeiro desenvolvidas para a competição e que depois passaram para a produção em série de veículos ligeiros.

A qualidade de equipamento original também disponibiliza pela Bosch para o mercado de peças de substituição. As velas de ignição Bosch traduzem diretamente as tendências mais atuais, desde o equipamento original até ao distribuidor de peças e à oficina.

Tags: ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑