Notícias

Published on Novembro 11th, 2016 | by José Macário

0

Bosch – Sistemas para motos homenageados

A Bosch apresentará dois novos sistemas pensados para as duas rodas na CES 2017. Dedicados ao infoentretenimento e à segurança, estes sistemas serão galardoados com prémios Innovation Awards por parte da organização do certame.

A fórmula de sucesso da Bosch para a feira de eletrónica de Las Vegas, a CES 2017, passa pelo aumento da segurança e da informação ao dispor dos motociclistas. Prova disso é o facto de o painel de jurados dos Innovation Awards da CES 2017 terem galardoado os novos sistemas que a marca apresentará no certame com três prémios.

O primeiro dos sistemas é um sistema de informação que substitui o tradicional painel de instrumentos, que venceu na categoria Áudio/Vídeo In-Vehicle e mereceu uma menção honrosa na categoria Inteligência Automóvel. Nesta categoria, o vencedor foi o segundo sistema que a Bosch levará ao CES e que é uma solução de conectividade e segurança direcionada para as motos de pequeno porte e para as scooters. “Com as suas soluções dedicadas de conectividade, a Bosch torna as motos mais seguras e convenientes”, afirma Manfred Baden, Presidente da divisão Car Multimedia na Robert Bosch GmbH.

O sistema de informação combina todos os instrumentos num único ecrã, adicionando ainda a capacidade de mãos-livres por Bluetooth. A vantagem deste sistema é que adapta a informação às necessidades do condutor no momento, para que receba apenas a informação de que necessita, reduzindo as distrações e aumentando a segurança. As funcionalidades são ativadas a partir de um comando no guiador.

O segundo sistema premiado, conhecido como Lean Connectivity Unit, liga o smartphone às motos de pequeno porte e scooters via Bluetooth. Desenvolvido na Índia, este sistema tem um foco claro na região da Ásia/Pacífico, onde sistemas de controlo de travagem continuam a ser uma raridade e os acidentes de moto crescem. Os principais componentes são um controlo remoto no guiador, uma box de ligação e uma app. Se o condutor cair da moto, o sistema envia automaticamente uma mensagem de texto às autoridades com as coordenadas do acidente. Além disso, caso o condutor se sinta em perigo, pode usar o comando do guiador para realizar uma chamada de emergência, que transmite a posição da moto em intervalos regulares. O sistema permite ainda destrancar a moto através do telefone e definir uma “chave telefónica”, dando a possibilidade a, por exemplo, outros membros da família de utilizar a moto.

Tags: ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑