Bosch – Oficina “conectada” em destaque na Motortec Automechanika


Data: 14 Fevereiro, 2017

Na Motortec Automechanika 2017, a Bosch vai apresentar as suas principais novidades nos domínios da “oficina conectada” e da realidade aumentada.

A Bosch vai estar presente na Motortec Automechanika, a principal feira internacional da indústria de aftermarket da Península Ibérica, e a sua participação estará subordinada ao tema “conectividade do veículo”. Neste certame, a empresa irá apresentar uma gama de serviços avançados de mobilidade e ‘oficina ligado’, que vão desde aplicações de Realidade Aumentada (RA) a serviços de conectividade relacionados com o equipamento de diagnóstico mais avançado e novo software ESI [tronic] com sistema EBR (experiência baseada Repair).

Entre as soluções de conectividade destaque para uma nova solução telemática que conecta os gestores de frotas com as oficinas. Com esta solução da Bosch, os gestores de frotas podem reduzir os tempos de paragem dos seus veículos e as oficinas ganham um importante segmento de clientes graças à oferta deste serviço adicional. Isto é possível graças a uma unidade de comunicação instalada no veículo. De forma encriptada, envia dados atuais e informação sobre o estado do veículo para a estrutura de TI da Bosch para análise. Para a transferência de dados, a Bosch utiliza as últimas técnicas de criptografia desenvolvidas pela sua filial ESCRYPT. Com este novo serviço, as oficinas podem oferecer aos seus clientes uma oferta individual e personalizada, que pode passar pela instalação do controlador até ao suporte online completo para o veículo.

Outra novidade consiste no “Bosch Entrance Check”, que permite informar os clientes acerca do estado atual do seu veículo e em poucos minutos, após a entrada na oficina. Com o recurso aos modernos equipamentos de diagnóstico é possível realizar diferentes testes, que incluem, por exemplo, a leitura de códigos de erros, verificar a pressão e o rasto dos pneus, o estado da bateria e o alinhamento da direção como parte da inspeção visual do veículo. Os resultados podem ser vistos imediatamente em todos os sistemas da oficina, e podem ser analisados diretamente com o cliente e/ou enviar para o seu smartphone.

A Bosch apresenta ainda o software Connected Repais” (CoRe), que possibilita a ligação dos vários equipamentos de diagnóstico Bosch que se encontram disponíveis na oficina e, desta forma, colocar à disposição dos diferentes equipamentos os dados do veículo. Para aceder aos dados de um veículo identificado, o mecânico tem apenas de introduzir a matrícula e número do chassis na estação de trabalho que está a utilizar no momento.

Em posteriores visitas à oficina já não será necessária colocar novas informações. Através do número da matrícula e chassi será possível ter acesso a todo o historial do veículo, incluindo a todos os resultados dos diagnósticos realizados em qualquer estação de trabalho em qualquer momento. Para além disso o software utiliza uma inovadora identificação que permite testes individuais para complementar parâmetros específicos do veículo. Numa visita posterior, estes parâmetros de identificação serão novamente utilizados, reduzindo assim o tempo na configuração nas estações de trabalho, facilitando os processo e evitando a duplicação das tarefas.

A Bosch irá revelar ainda a sua tecnologia da Realidade Aumentada, que é apontada como fundamental para que nada se perca neste sofisticado mundo tecnológicos em que vivemos. A possibilidade de ter acesso à informação crítica mais recente no momento oportuno aumentar a compreensão do produto e reduz o tempo, beneficiando o cliente de uma melhor qualidade nas reparações e a oficina de um processamento mais rápido.

Ao apontar a câmara em direção do veículo, a informação adicional requerida é mostrada em camadas sobre a imagem real, que é obtida usando um tablet ou óculos inteligentes. Esta informação pode incluir desde textos explicativos e instruções, manuais ou diagramas de circuitos, até objetos tridimensionais, fotos ou vídeos. Desta forma, se podem mostrar inclusivamente componentes ocultos ou cabos, algo muito valorizado pelos mecânicos. Assim, o tempo necessário para realizar sofisticadas tarefas de reparação pode ser reduzido entre 10 e 15 por cento. Outras áreas onde a realidade pode ser utilizada são a formação e vendas.

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