Notícias

Published on Janeiro 5th, 2017 | by José Macário

0

Bosch – Conectividade na CES

A Bosch leva à CES 2017 a sua aposta em assistentes inteligentes para a mobilidade conectada- em exibição está um novo conceito de automóvel, com tecnologia desenvolvida em Braga.

Na CES 2017, a Bosch demonstra que as soluções conectadas já tornaram realidade. “A personalização é uma tendência em crescimento no domínio da conectividade, e nós estamos a liderar esta tendência,” diz Werner Struth, membro do conselho de administração da Bosch.

Como até 2022 está previsto o mercado global da mobilidade conectada crescer cerca de 25% por ano, a Bosh está a apostar nos assistentes inteligentes em relação à mobilidade, pois está ciente de que, em poucos anos, os automóveis vão tornar-se uma parte ativa da Internet das Coisas (IoT) e poderão comunicar com outros modos de transporte, bem como com as casas inteligentes. Por isso, na feira de eletrónica de Las Vegas, a empresa apresenta um novo conceito de automóvel que mostra como diferentes esferas da vida vão estar perfeitamente interconectadas no futuro. “O veículo vai ter um papel central nas comunicações entre domínios,” afirma Struth. A comunicação personalizada entre o automóvel e o condutor também vai ser alargada: novas funções conectam o automóvel ao ambiente que o rodeia, à casa inteligente e à oficina. Estas funções vão tornar possível a condução autónoma. Struth avança que “a Bosch está a trabalhar de forma ativa para assegurar que a mobilidade e os serviços inteligentes se tornem um único” e explica que “se o automóvel está conectado com a casa inteligente ou a cidade inteligente através da cloud, isto vai trazer benefícios mensuráveis. A conectividade está a transformar o automóvel num assistente de quatro rodas.”

Para além disso, o conceito de automóvel da Bosch compreende uma vasta gama de tecnologias inovadoras: no momento em que o condutor se senta, a tecnologia de reconhecimento facial ajusta o volante, os espelhos, a temperatura interior e a estação de rádio de acordo com as preferências do condutor. O sistema é controlado através de um ecrã tátil com respostas hápticas e de um sistema de controlo de gestos inovador – ambos transmitem feedback tangível quando são utilizados. Estes sistemas estão a ser desenvolvidos com o envolvimento da equipa de I&D da Bosch em Braga.

Share and Enjoy

Tags: ,


About the Author



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Top ↑

Email
Print