Bosch. “Cockpit Virtual” do novo Audi TT é produzido em Braga


Data: 9 Janeiro, 2015

Painel de Instrumentos agrupa todas as informações no campo de visão do condutor.

O novo Audi TT vem equipado com um ecrã e um conceito de operação inovadores, produzidos pela Bosch em Braga. Um sistema de instrumentação baseado num ecrã substitui a tecnologia anterior e inclui todas as informações de instrumentos, navegação e multimédia no campo de visão do condutor. A Audi chama este conceito orientado para o condutor de “Cockpit Virtual”.

O ecrã TFT de alto contraste e nitidez apresenta uma extraordinária intensidade luminosa de 800 candela (cd) para uma leitura perfeita em todas as condições de luz. O ecrã de 12,3 polegadas tem uma alta resolução de 1440 x 540 pixels e profundidade de cor de 24 bits. Uma das maiores vantagens do painel de instrumentos é a versatilidade na exibição de conteúdo. O novo Audi TT vem equipado com dois modos de exibição básicos. O modo tradicional, que apresenta medidores grandes e redondos, produzidos digitalmente – mas não há ponteiros mecânicos ou outras partes móveis. E o segundo modo, que reduz o velocímetro e o tacómetro virtuais e redondos, e transfere-os para os cantos inferiores, deixando bastante espaço disponível no ecrã para navegação, seleção de música ou chamadas telefónicas.

Contudo, a flexibilidade inerente do sistema permite o emparelhamento com outros ecrãs, até mesmo com outros modelos de veículos.

REPRODUÇÃO TRIDIMENSIONAL DE OBJETOS

A qualidade geral do design do painel de instrumentos está em total conformidade com os requisitos de desenvolvimento para que seja o melhor em qualidade de exibição. Isto é conseguido através da utilização de uma arquitetura de dual process de alto desempenho. Um dos processadores cuida dos gráficos, enquanto o outro gere as restantes funções. Graças ao forte poder computacional, até 60 frames por segundo, podem ser gerados de modo que até mesmo mudanças muito rápidas são exibidas num fluxo perfeito, sem qualquer tipo de artefactos – um requisito essencial para a apresentação das dinâmicas específicas de condução de um carro desportivo.

Para além disso, a energia disponível do computador é utilizada para a visualização tridimensional de objetos no monitor. Os efeitos visuais mais surpreendentes resultam dos gráficos complexos dos medidores redondos, incluindo sombras, de modo que pareçam quase reais. O módulo de gráficos (VCM – módulo de computação visual) foi modificado especialmente para uso no veículo. Uma característica especial do design é a forma de exibição com os cantos recortados correspondentes ao espaço da instalação previsto para o novo Audi TT e um complexo habitáculo moldado para corresponder.

O painel de instrumentos é ligado via CAN (Controller Area Network) e MOST (Media-Oriented Systems Transport). A inovação no “Cockpit Virtual” do novo Audi TT impressionou o júri do “Automotive Interiors Expo Awards 2014”, que concedeu o primeiro lugar na categoria “Inovação Interior do ano – veículos de série”, em junho de 2014. A Bosch também fornece sensores de vídeo e radar, sensores lambda, sistemas de injeção direta a gasolina e módulos de bombeamento de combustível para o novo Audi TT.

 

 

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