BMW M 50d. Super Diesel


Data: 17 Novembro, 2012

A estreia da divisão M da BMW nos motores diesel não podia acontecer da melhor forma: um bloco 3.0 com três turbos.

A BMW volta a fazer história com o nascimento da primeira gama diesel preparada pela sua divisão desportiva M. E conta nada menos do que três turbos. Falamos do novo motor de seis cilindros em linha capaz de debitar 381 CV e desenvolver uns impressionantes 740 Nm de binário máximo às 2000 rpm.

A potência máxima é conseguida depois das 4000rpm, onde a maior parte dos motores diesel já está em plena perda. O segredo
está no funcionamento dos três turbos de tamanhos diferentes: um mais pequeno para assegurar doses substantivas de ar ao motor nas rotações mais baixas; outro de maiores dimensões que entra em funcionamento nos regimes intermédios e que é o principal responsável pela maior fatia de potência; e um último também de pequenas dimensões que auxilia o motor na escalada final do ponteiro das rotações. Este entra em funcionamento no último terço das rotações e é responsável por levar o motor até às 5400 rpm, onde fica o “redline”.

A capacidade de um turbo providenciar ar comprimido ao motor está intimamente ligado à sua dimensão. Quanto maior, mais ar consegue admitir para o motor. No entanto, raras são as vezes que os construtores optam por turbos muito grandes para os seus veículos, e isso tem uma explicação: turbo lag. Um fenómeno que acontece quando os turbos têm dimensões muito grandes, e por isso só funcionam quando o motor trabalha em regimes mais altos. Foi para evitar a anemia nas rotações mais baixas ou a falta de pulmão nas rotações mais altas que a BMW decidiu montar vários turbos na sua nova unidade motriz. Assim, a BMW conseguiu fabricar um motor que tem potência desde baixas rotações e que mantém a capacidade de “respirar” até ao redline. No fundo, trata-se de otimizar ao máximo a sobrealimentação num dos motores diesel mais evoluídos do mercado.

PRESTAÇÕES BOMBÁSTICAS

Para além de equipar o novo Série 5 berlina e Touring este motor está disponível também no X5 e no X6. Todos os modelos virão equipados com uma caixa automática de 8 velocidades e com o sistema xDrive que reparte a potência pelas quatro rodas, dando primazia ao eixo traseiro.

O Série 5 M consegue um sprint dos 0-100km/h em apenas 4,7 segundos. Já o consumo médio é uma boa surpresa. Varia entre os 6,3 litros aos 100 Km do M550d, passa pelos 6,4 litros do M550d Touring, acabando nos 7,5 l/100 km do X5 M50d e nos 7,7 litros do X6 M50d.

Partilhar