Avarias em estrada de bombas de água aumentam mais de 20% em 3 anos

Texto: Nuno Freitas Faria

Em 2017, 8.597 condutores reportaram incidências relacionadas com a bomba de água.

Nos últimos três anos, o número de assistências rodoviárias devido a avarias na bomba de água subiu mais de 20%, revela a Industrias Dolz, fabricante espanhola de bombas de água para veículos de passageiros e industriais. Os dados obtidos através da RACE, revelam que ao longo de 2017, 8.597 condutores reportaram incidências relacionados com mal funcionamento da bomba de água, 12,4% quando comparado com 2016. Se forem considerados os dados de 2015, o número de incidências atinge os 20,4%, no período 2015-2017.

“A bomba de água é um componente fundamental do sistema de refrigeração, pois é responsável pela circulação do líquido refrigerante do motor para o radiador, de modo que o motor esteja sempre na sua ótima temperatura de trabalho. A operação inadequada ou o mau funcionamento podem ter sérias consequências no motor. Daí a necessidade de incluir a revisão do sistema de refrigeração e da bomba de água na manutenção preventiva dos veículos. Uma revisão atempada deste sistema evita eventuais avarias do motor, e muito mais caras”, afirma Stephane Hayes, Diretor de Marketing da Industrias Dolz.

De salientar que o líquido refrigerante do motor tem também uma elevada importância na mitigação dos problemas da bomba de água. O anticongelante correto para cada veículo tem um papel crucial para seu bom funcionamento, bem como do circuito de refrigeração. Assim, Hayes relembra que é aconselhável verificar frequentemente o líquido refrigerante, para aumentar a vida útil da bomba de água.

Partilhar