Audi – Sistema eROT reutiliza energia da suspensão


Data: 30 Agosto, 2016

Audi revelou um inovador sistema eROT que converte a energia criada ao passar sobre buracos em eletricidade para as baterias, poupando combustível.

Acertar nos buracos na estrada e circular sobre pisos degradados acaba de se tornar numa atividade amiga do ambiente, com a Audi a revelar um novo sistema que reutiliza a energia que é criada ao superar estas irregularidades em eletricidade para as baterias de iões de lítio. Denominado eROT, este sistema utiliza a energia cinética fornecida pelos movimentos das molas e amortecedores, anteriormente dissipada sob a forma de calor, em eletricidade que é enviada para o novo sistema elétrico de 48 volts, onde um conversor DC faz a conexão para ele ser utilizado pelo sistema elétrico primário, com 12 volts.

Como a suspensão pode atingir temperaturas de 125º Celsius, a Audi diz que nos testes foi possível obter entre 100 e 150 watts numa estrada “normal”. O objetivo da marca é levar o eROT para o mercado já em 2017, fazendo a estreia num híbrido de altas performances e podendo significar uma poupança de combustível na ordem dos 0,7l/100km. Outro benefício é o facto de se tratar de um sistema de suspensão ativa, adaptando-se ao estilo de condução e ao piso em que se circula. Além disso, pela sua montagem na horizontal ao invés de estar. Com os amortecedores e molas convencionais montados verticalmente, a Audi diz que o eROT também vai dar mais liberdade criativa para o design dos seus modelos e permite o aumento da capacidade da bagageira.

Por: Nuno Fatela

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