Raio-X

Published on Novembro 17th, 2012 | by Cláudio Delicado

Alfa Giulietta. Caixa automática TCT é novo amor

As caixas automáticas têm cada vez mais procura e estão mais desportivas e eficientes. O Alfa Romeo Giulietta é um bom exemplo disso.

Maior prazer ao volante para todos os utilizadores e para todos os tipos de condução.
Foi esta a premissa da Alfa Romeo para o desenvolvimento da Twin Clutch Transmission (TCT), um inovador mecanismo de três eixos acoplado a um grupo eletro-hidráulico que possibilita a combinação do conforto de marcha de uma caixa automática com uma economia de combustível superior à das caixas manuais.

FUNCIONAMENTO

Este grupo eletro-hidráulico é comandado por cinco eletroválvulas e faz a gestão tanto do engate das mudanças como da embraiagem, através de uma centralina eletrónica. É ela que identifica as ordens do condutor através da posição da alavanca, gerindo autonomamente a mudança de velocidade e controlando diretamente a embraiagem, a caixa e o binário do motor.

Entre os detalhes técnicos mais relevantes da TCT encontramos os dois eixos primários coaxiais, que transmitem movimento de forma contínua através de dois pares de engrenagens engatados. E para evitar danos mecânicos esta caixa possui também duas embraiagens, uma de gestão de mudanças ímpares (1a, 3a, 5a e RM) e outra de gestão de mudanças pares (2a, 4a e 6a). Apesar disso, apresentam-se num corpo único com dois discos, que atuam em lados opostos da superfície de um volante intermédio: de um lado as mudanças ímpares, do outro as pares, através de dois comandos de atuação que trabalham em tandem – ao desengate de um corresponde o engate do outro.

No que diz respeito à potência, a caixa TCT é capaz de transmitir um binário máximo de 350 Nm, com duas embraiagens a seco a operar através de dois atuadores hidráulicos. Esta tecnologia de dupla embraiagem permite e “obriga”, ao mesmo tempo, a alternância de funcionamento entre veios coaxiais não solidários entre si.

De referir ainda que também é possível utilizar a TCT na modalidade manual sequencial, através da alavanca das mudanças ou dos comandos no volante.

VANTAGENS

Este é um sistema que inibe pedidos errados de mudança de velocidade, evitando o excesso de rotações ou
que o motor “caia” indesejadamente para rotações pouco eficientes. Para além disso, a TCT deixa o condutor escolher se pretende consumos mais baixos, através da gestão automática e optimizada das passagens de caixa, ou um comportamento mais desportivo, cortesia da total falta de interrupção de binário às rodas motrizes. O sistema disponibiliza de forma imediata a primeira velocidade quando o automóvel pára, bem como a desmultiplicação automática das velocidades em forte desaceleração, o que ajuda também a uma travagem mais eficaz.

 

TRÊS PERGUNTAS A NUNO LOPES
DIRETOR TÉCNICO ALFA ROMEO

Em termos de vendas no mercado português, quais são as expetativas para o Giulietta com caixa TCT?
Esta caixa está disponível, numa primeira fase, apenas nas variantes 1.4 Turbo a gasolina e 2.0 JTD diesel, ambas com 170
CV. Dadas as especificidades do nosso mercado, a caixa TCT deverá ter uma expressão reduzida em termos absolutos nos números globais de vendas do Giulietta em 2012, mas deverá ter uma expressão relativamente alta em termos de vendas nas duas motorizações onde estará presente.

A caixa TCT implica maior complexidade para o cliente?
Pelo contrário. A tarefa do condutor é facilitada pela unidade de comando, que avalia indicadores como a aceleração, a velocidade e o ângulo de inclinação do automóvel para que a mudança engrenada seja sempre a mais correta, evitando perdas de binário ou redlines resultantes do erro humano.

Quais as vantagens para o prazer de condução típico dos Alfa Romeo?
As grandes mais-valias desta caixa refletem-se precisamente ao volante, quer numa condução mais económica, quer numa mais agressiva. Dependendo do tipo de utilização, o conforto e o comportamento desportivo estão sempre assegurados pela exploração ideal do motor, transmitindo ao condutor a certeza de que está a tirar o máximo rendimento do automóvel.

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