Grupo PSA e Qualcomm aceleram tecnologia C-V2X

Texto: Nuno Freitas Faria
Data: 9 Março, 2018

Comunicação entre veículos é um dos principais focos do Grupo PSA que estará presente em eventos para demonstrar a tecnologia.

 A parceria entre a PSA e a Qualcomm entrou num processo de aceleração da integração da tecnologia de comunicação entre veículos C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything) através de testes, que têm como objetivo dar o primeiro passo para a implantação das comunicações 5G no setor automóvel. Esta tecnologia tem como destino o sistema de transportes inteligente (STI), permitindo a realização de comunicações através das redes dos operadores de telecomunicações comerciais.

Já durante o presente mês, no inOut, evento realizado em Rennes com foco na mobilidade digital, várias viaturas PSA equipadas com a tecnologia C-V2X, integrando o chip 9150 C-V2X e a plataforma de referência Qualcomm estarão presentes demonstrando as capacidade de comunicação entre veículos. Aqui, poderão ser confirmadas as vantagens deste sistema em primeira mão, nomeadamente em termos de segurança rodoviária, melhoramento do fluxo de tráfego e condução automatizada.

Numa próxima versão, a tecnologia C-V2X integrará uma função 5G New Radio (NR) que irá permitir a conectividade em banda larga de baixa latência, oferecendo uma alta fiabilidade focada na condução autónoma através de sensores de banda larga, partilha de conteúdos e atualizações de mapas de alta definição em 3D.

A promoção desta tecnologia é também uma das preocupações do Grupo PSA que, com isto em mente, se juntou à 5G Automotive Association (5GAA), uma organização interprofissional que promove comunicações C-V2X, quer seja diretamente ou através de redes. Esta conta já com mais de 70 membros a nível mundial, que incluem, entre outros, fabricantes e fornecedores do setor automóvel e operadores de telecomunicações móveis.

“A tecnologia C-V2X beneficia de uma adesão internacional e é suportada por um ecossistema global, que deverá permitir-lhe estabelecer-se como uma tecnologia de ponta”, afirmou Carla Gohin, Diretora de Inovação do Groupe PSA. “As comunicações C-V2X contribuem ativamente para a segurança rodoviária graças às viaturas conectadas que já estão a ser equipadas com soluções de telemática a bordo. Estamos muito satisfeitos por colaborar com a Qualcomm Technologies na validação desta tecnologia, trabalhando em casos de utilização avançada, podendo, assim, garantir a passagem para o 5G com a adoção da tecnologia C-V2X a uma escala mundial.”

Partilhar